Cursos da UNIGRAN fomentam mercado do agronegócio da região

 

Os cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção Agrícola têm uma taxa de empregabilidade de mais de 90%

A UNIGRAN tem formado profissionais com capacidade para atuar nos mais diferentes ramos da agricultura brasileira, com uma ampla vivência em práticas e conhecimento técnico-científico. Atendendo os requisitos do mercado foi criado o curso de Tecnologia em Produção Agrícola em 2005. E em seguida a Agronomia em 2007, tendo sua 1ª turma formada em 2010. Desde então, mais de 1350 egressos foram inseridos no mercado de trabalho do agronegócio.

Todos os acadêmicos que passaram pela Instituição, de acordo com o coordenador do curso de Agronomia, Mateus Secretti, foram importantes para o agronegócio da regional. “Nossa região é basicamente movimentada pelo setor agropecuário, então entendemos que o nosso papel como educador, em formar estes profissionais, contribui muito para a sociedade local, até para o Brasil todo. Nós os capacitamos para serem aptos a darem esta pujança no nosso agronegócio”, valorizou o coordenador.

Além de formar novos profissionais, os cursos contribuem de forma direta e indireta para o crescimento do mercado, através de projetos de extensão, como o ‘Dia de Campo’ e a ‘AgroTec’.

“Nós conseguimos trazer informações técnicas para a comunidade e para o produtor, através do Dia de Campo. Para o acadêmico, isso acontece através da Semana Acadêmica. Então, essa troca de informações forma um profissional bem completo. E nós prezamos bastante por este tipo de formação”, assegurou Mateus.

A coordenadora de Produção Agrícola, Cácia Leila Tigre Pereira Viana, ressaltou que, para os egressos terem ótimos resultados no mercado de trabalho, eles começam a praticar ainda durante a graduação, sendo que estas vivências promovem uma formação prática que tem provocado essa busca, esse interesse pelos cursos, pela formação, porque eles já saem com o conhecimento, teórico e prático, necessário para atuarem no mercado de trabalho”, enfatiza.

Cácia acrescentou que o egresso em Produção Agrícola é requisitado em praticamente todos setores agrícolas do Brasil, como na produção sucroalcooleira, grãos, sementes e outras atividades, as quais tem “buscado profissionais preparados e qualificados, que estejam caminhando de acordo com as tecnologias e que têm procurado estar de acordo com a necessidade do cliente”.

E, para ter uma formação completa, o coordenador de Agronomia afirmou que o Cantão do Bosque é essencial. O complexo, localizado a poucos metros da UNIGRAN, possui áreas experimentais e laboratórios específicos, como de fitopatologia, entomologia, de solos e de sementes.

Graduações

O bacharel em Agronomia da UNIGRAN tem a duração de 10 semestres, e é oferecido nos períodos matutino ou noturno.

O curso de Tecnologia em Produção Agrícola tem a duração de 6 semestres, com aulas no período noturno.

 

Para mais informações, acesse www.unigran.br/dourados.

 

Publicado em 17/04/2023